QUEM SOMOS?

Para dar um passo mais firme é preciso saber onde pisa.

É PRECISO SABER O QUE, COMO E ONDE SE PLANTA.

Desde a década de 80, diversas instituições do Brasil vêm mapeando os solos de áreas canavieiras. O relatório gerado por estes estudos seria melhor aproveitado se os técnicos das usinas da época não tivessem dificuldades em interpretar os dados. Resultado: grande parte dos levantamentos acabou subutilizado pelas unidades produtoras. Isso significa que a produtividade, o lucro e o investimento de muitos poderia ter sido bem melhor.

Imagem de planta

Conhecendo essa dificuldade, o então Centro de Tecnologia da Copersucar (CTC) iniciou um estudo que relacionava a produtividade da cultura canavieira com os diferentes tipos de solos. Foi assim que, em 1992, surgiram os Ambientes de Produção Edafoclimáticos. Um sistema de classificação de terras específico para a cultura da cana-de-açúcar no Brasil. Seu objetivo é introduzir melhorias variadas e adaptadas para os diferentes tipos de solo e condições climáticas que temos no País.

A criação deste sistema permitiu a utilização direta de mapas pelos técnicos e planejadores agrícolas. Uma vez que os relatórios passaram a apresentar linguagem mais simples e de fácil aplicação. Então, como era de se esperar, essa inovação na análise e apresentação dos dados criou uma grande demanda por parte das Usinas/ Destilarias. Organizações que passaram a fazer os seus planejamentos de plantio de variedades com base nos mapas de Ambientes de Produção Edafoclimáticos.

Foto de um agricultor

O tempo foi passando e a procura criou a necessidade. Foi então que, em 2008, o já Centro de Tecnologia Canavieira formou um grupo de especialistas de solos para atender toda a demanda gerada. Juntos, estes profissionais possibilitaram o mapeamento de aproximadamente 1.500.000 hectares para o setor sucroenergético. Criando um padrão para todo o Centro-Sul do Brasil. A aplicação dessa tecnologia e as vantagens competitivas que ela trouxe às usinas aumentou, mais uma vez, a busca pelos serviços do CTC.

imagem de planta

Na raiz, a experiência.

Na calma, a inovação.

O ano era 2013 e o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), visando melhorar e aumentar a agilidade no atendimento às usinas, destilarias e fornecedores, colhe uma nova grande ideia: terceirizar seu mapeamento de solos. Nasce assim a

CSolos Mapeamento e Consultoria.

Uma empresa que une em sua essência: as mais de 4 décadas de pesquisa e desenvolvimento do CTC e o que existe de mais tecnológico em aplicação das informações de solos.

imagem de planta

Variedades

Ambientes de Produção Edafoclimáticos

Manejo Agronômico

É com base nessa experiência que a CSolos oferece o tripé “Variedades x Ambientes de Produção Edafoclimáticos x Manejo Agronômico” às empresas do setor sucroenergético. Provando - através de estudos detalhados - que, para avançar na colheita, é preciso conhecer o chão onde pisa. O solo onde se planta.

EQUIPE TÉCNICA